Boxe

BoxeUma aula estimulante e nada monótona, assim é a aula de boxe recreativo, que trabalha músculos superiores e inferiores simultaneamente. Em uma aula se consegue perder de 600 a 800kcal. Além de estimular o condicionamento físico e a defesa pessoal.

História do Boxe
Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade; seu vencedor foi Onomasto de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.1 Posteriormente, quando houve o ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição.2 O boxe então somente retornou nas Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

O muay thai (boxe tailandês) descende de uma arte marcial tailandesa chamada muay boran (boxe antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe inglês. Os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.

Golpes
Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda.
Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda.
Cruzado: Golpe desferido pelo lado para acertar a lateral do oponente.
Hook: Golpe desferido em movimento curvo do punho
Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
Jab-direto: desfere-se socos com ambas as mãos uma após a outra.

Nocaute
O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitando-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).

Golpes baixos
Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro.

Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdome.

Benefícios do Boxe:
– melhora do condicionamento físico;
– melhora da resistência muscular;
– tonificação muscular;
– elevado gasto calórico;
– eleva a auto-estima e auto-confiança;
– defesa pessoal.

 

Voltar