Step

StepO Step é muito bom para melhorar a postura e define os músculos das pernas e glúteos. Além disso, o gasto calórico em cada aula é de 300 a 500 kcal/aula.

 

Mais sobre Step:
A origem do step, assim como a aeróbica e outras disciplinas relacionadas ao fitness, teve sua origem nos Estados Unidos.

A ex-ginasta e professora de aeróbica Gin Miller, após sofrer uma grave lesão nos ligamentos do joelho, teve de passar por uma série de tratamentos que inclui fisioterapia para ajudar no reforço dos membros inferiores. As atividades de Gin consistiam na execução de movimentos repetitivos como o subir e descer de escadas, por exemplo. Após o tratamento que resultou na sua recuperação, a ex-atleta decidiu adaptar os movimentos às suas aulas de aeróbica. Assim teve origem o step. Interessada no trabalho de Gin Miller, a empresa de equipamentos esportivos Reebok, juntamente com um grupo formado por médicos, pesquisadores e especialistas em motricidade, desenvolveu o banco de step como é conhecido hoje.

Step é um exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada step (em português, degrau). A altura da plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças embaixo da mesma, dependendo da necessidade de cada praticante. As aulas de step tornaram-se muito populares na década de 1990 e muitas academias e ginásios oferecem programas de exercícios que incluem tais aulas.

O Step “avançado” consiste no simples movimento de pôr primeiro um dos pés na parte superior da plataforma e logo em seguida o outro para então recuar o primeiro pé e, de imediato, trazer o outro de volta ao chão. Fazendo esse movimento de subir e descer.

Muitos instrutores preparam uma série de movimentos que são executados em conjunto formando uma coreografia. Em níveis mais avançados, elementos rítmicos da dança são incorporados às aulas.

 

O Step trará como benefícios:
– Melhora das habilidades motoras;
– Melhora da postura;
– Melhora de até 16% da aptidão cardiovascular;
– Fortalecimento dos músculos das pernas e glúteos;
– Gasto calórico de 300 a 500 kcal/aula.

 

 

Voltar